TV no quarto de adolescentes relacionada à piora dos hábitos alimentares

segunda-feira, 21 de abril de 2008


17 de abril de 2008 (Bibliomed). Ter uma TV no quarto pode ser um arriscado para alguns adolescentes.
Isso é o que revela um novo estudo com 781 adolescentes, advindos de 31 escolas secundárias do estado americano da Minnesota.

Quase dois terços dos estudantes - 62% - tinha uma TV em seu quarto, de acordo com inquéritos realizados com os alunos durante os anos letivos de 1998-1999 e 2003-2004.

Foi verificado que os adolescentes com uma TV em seu quarto comeram frutas e legumes com menos freqüência, fizeram menos refeições com a família, e apresentaram duas vezes mais probabilidades de assistir, pelo menos cinco horas diárias de TV.
Entre as meninas, aqueles que têm uma TV no seu quarto ingeriam mais bebidas doces e estiveram por menos tempo envolvidas em atividade física vigorosa, do que aquelas sem uma TV no quarto.

O estudo, publicado na edição de abril da revista médica Pediatrics, não prova que ter um aparelho de televisão no quarto fosse a causa destes padrões. Porém, os investigadores da Universidade de Minnesota e autores da pesquisa apóiam a recomendação da American Academy of Pediatrics para não se devam instalar aparelhos de televisão no quarto dos adolescentes.

Fonte: Pediatrics, April 2008; vol 121: pp 718-724.
Fonte: http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7567&mode=browse

Jovem com TV no quarto tem hábito menos saudável
07 de Abril de 2008

Adolescentes que possuem TV no quarto tendem a ter hábitos alimentares menos saudáveis, realizar atividades físicas com menor freqüência e obter notas mais baixas do que os demais jovens. A conclusão é de um estudo americano que ouviu 781 adolescentes, com idades entre 15 e 18 anos, entre 2003 e 2004, na região da cidade de Minneapolis.

Do total de voluntários, 62% tinham TV no quarto: eles costumavam assistir à programação entre quatro a cinco por semana. Outro detalhe: 68% dos garotos tinham TV no quarto, ante 58% das garotas.

Verificou-se que as garotas que não tinham TV no quarto se exercitavam 2,5 horas por semana, contra 1,8 hora das demais. Já os garotos com TV obtiveram notas menores. Além disso, a pesquisa revelou que garotos e garotas com acesso à TV ingeriam menos vegetais e faziam refeições junto à família com menor freqüência.

Ao contrário do que esperavam os pesquisadores, a TV no quarto não teve influência no caso de adolescentes obesos. Ainda que os jovens tenham revelado que passam menos tempo lendo e fazendo tarefas da casa, os pesquisadores afirmaram que as diferenças não são estatisticamente significantes.

Fonte: http://vejaonline.abril.com.br

0 Comments: