sábado, 12 de abril de 2008

Boas Sugestões para os Pais

Antonio Francisco

Acredito plenamente que uma mudança se faz necessária na maneira dos pais entenderem a missão que têm no lar, na igreja e na sociedade como um todo. Vejo um comodismo crescente entre os homens, e isso fragiliza as estruturas sociais, a começar pela família. Nesta breve reflexão quero chamar a atenção dos pais para alguns aspectos importantes do nosso desempenho paternal.

1. Mantenha a autoridade. O Dr. Benjamim Spock disse: "A incapacidade de ser firme é, a meu ver, o problema mais comum no mundo hoje". E essa falta de firmeza está bem presente dentro do lar. No passado o adulto era o centro do lar e a criança era escrava dos pais. No lar de hoje a criança é o centro e os pais estão se tornando escravos das crianças. A Bíblia diz: "Quem se nega a castigar seu filho não o AMA; quem o AMA não hesita em discipliná-lo" (Pv 13.24).

2. Ensine a fé. Os primeiros responsáveis para ensinarem de Deus às crianças são os pais. A igreja auxilia, mas são os pais os primeiros mestres de Bíblia aos filhos. A Bíblia diz: "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor" (Ef 6.4). Quando os pais não ensinam os filhos a viverem para Deus, mais facilmente os irritam, porque deveriam criar os meninos segundo a Palavra de Deus. A melhor educação começa com a fé. Confiar em Deus é a base de tudo (Pv 1.7).

3. Implante o amor pelos livros. Gosto de uma citação do Pr. Ricardo Gondim: "Deus é escritor e os que querem se achegar a Ele devem aprender a gostar de ler". Uma das melhores coisas que os pais poderiam fazer para seus filhos, seria ensiná-Los a gostar de ler, e conseqüentemente ler livros bons. É claro que os pais não farão isso se não apreciam a leitura. A Bíblia diz que Timóteo conhecia as Sagradas Letras, capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus (2 Tm 3.15).

4. Libere seus filhos crescidos. A Bíblia diz que os pais não devem irritar seus filhos, para que else não desanimem (Cl 3.21). Certamente que uma coisa que irrita e desanima um filho, principalmente se já está crescido, é ser controlado (manipulado) pelos pais. À medida que os filhos crescem, devem ir ganhando liberdade. Quando o filho pródigo pediu a herança, o pai o fez. Não muito tempo depois o filho saiu de Casa. Depois voltou, mesmo que o pai não pedisse que ele voltasse (Lc 15.11-20).

5. Assuma o sacerdócio do lar. Os pais devem assumir a liderança espiritual de suas famílias. Em muitos lares evangélicos o conhecido "culto doméstico" já é coisa do passado. Os pais devem acompanhar de perto todos os acontecimentos do lar. Gosto do exemplo de Jó. Ele se colocava diariamente diante de Deus por seus filhos. Deus era amigo de sua Casa (Jó 1.4-5; 29.1-5). Naturalmente FICA subentendido que os pais creiam no Senhor Jesus, para que else e a família sejam salvos (At 16.29-33).

Conclusão: Que os pais não percam a autoridade no comando da família e na criação dos filhos. E o melhor caminho para isso é instruir os filhos nas verdades bíblicas, para que else sejam capacitados para uma vida saudável. Que a Bíblia seja um livro lido, apreciado, amado e praticado em nossos lares. Nossos filhos são como flechas, devemos ter para else um alvo certeiro. Que cada pai se levante como um verdadeiro sacerdote em sua família. Que Jesus Cristo seja o Senhor de cada pai.

Kadoshi Mensagens Bíblicas
Anunciamos a Jesus Cristo: Único Caminho para o Céu!
http://groups.google.com.br/group/kadoshi

Filhos no poder

segunda-feira, 7 de abril de 2008


Filhos no poder
Como a falta de limites pode transformar os pimpolhos em tiranos

Não é preciso ser um especialista ou um entendido no assunto para afirmar, com toda a certeza, que a relação entre pais e filhos hoje não é mais a mesma como antigamente. E não é só isso que mudou. O consenso é geral, e não há como negar: o mundo já não é mais o mesmo. Alvin Toffler, autor dos best-sellers O Choque do Futuro e Terceira Onda, afirmou em uma de suas obras: “Tão profundamente revolucionária é esta nova civilização, que desafia todas as nossas velhas pressuposições”. Toffler parece ter acertado em cheio. Valores e conceitos que até então eram considerados sólidos e intransponíveis, hoje são relativos e sujeitos a visão de mundo e dos fatos de cada um. É nesse contexto que as crianças estão crescendo.

As razões
Segundo aponta os profissionais da área, o principal motivo porque muitos pais não impõem limites a fim de conter as crianças é a culpa. Porque passam a maior parte do dia fora de casa, acreditam que dizer “não” aos filhos pode ser prejudicial e injusto.
Além da culpa, o medo e a insegurança também parecem ser fatores que pesam aos pais ao impor limites. Muitos foram tão reprimidos e lhes impuseram limites tão severos, que cresceram com a idéia de que se disserem “não” aos filhos ou impor-lhes qualquer outro limite, isso vai prejudicá-los. O oposto também pode acontecer. Porque foram tão oprimidos e receberam uma educação tão severa, os pais tendem a repetir modelos, porque não sabem fazer outra coisa, ainda que involuntária e inconscientemente.

Os conflitos
Em muitos lares onde os pais não se entendem, impor limites é quase impossível, e a criança é a mais prejudicada. Cada um dá ao filho o que acredita ser melhor. Com isso, a criança tende a desenvolver dois tipos de comportamento: ou elas aprenderão que obedecer é algo relativo, ou então aprenderão, desde cedo, a manipular um dos pais para obter o que deseja.
Um segundo motivo em relação à imposição indefinida de limites é a confusão e a falta de orientação. Segundo os psicólogos clínicos, doutores Henry Cloud e John Townsend, “o conflito em relação aos limites acontece devido à confusão a respeito da criação dos filhos ou mesmo por problemas pessoais, aonde os pais mesclam limites rígidos e relaxados, acabando por enviar mensagens conflitantes aos filhos.” Conforme ainda Cloud e Townsend, famílias de alcoólatras costumam exibir esse tipo de comportamento. Os doutores Henry Cloud e John Towsend são autores da série de livros Limites, onde abordam o assunto não só em relação ao casamento, como também na relação entre pais e filhos. Entre suas obras, destacam-se Limites Para Ensinar aos Filhos e Criando Filhos Vencedores(Editora Vida). Esse último trata do desenvolvimento do caráter nos filhos e como fazê-lo.

Recuperando o reino perdido
O que fazer para recuperar a posição de autoridade? Como realmente impor limites equilibrados, a fim de que a criança entenda quem realmente manda em casa? “A prevenção sempre foi o melhor remédio”, diz Susie Meire Valadão, psicóloga e psicopedagoga, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Susie Meire é esposa do pastor Kaiser Vasconcelos, pastor-líder do ministério da Rede de Adolescentes da Igreja Batista da Lagoinha, e com ele trabalha no ministério. “O primeiro passo”, sugere ela, “é a mudança de atitude”.
O passo seguinte, segundo ela, é a demonstração de amor. “O momento agora não é o do chicote, mas o do conselho”, explica Susie. Uma vez que muitos dessas crianças e adolescentes foram criados sem limites ou com limites em demasia, eles se sentiram abandonados e menosprezados, como se ninguém ligasse para eles, pois tudo o que faziam não tinha a menor importância para os pais. Ela aconselha: “É o momento de os pais mostrarem a eles as conseqüências de suas escolhas”.
O último passo apontado por Susie Meire é a procura por parte dos pais por ajuda de fora, particularmente de um profissional. “O adolescente, nesta fase, valoriza mais as palavras de um amigo do que a dos pais”. E finaliza: “A ajuda pode vir de profissionais ou de amigos de sua confiança, que lhe possam oferecer sábios e úteis conselhos”.
A presente reportagem não tem a pretensão de esgotar o assunto, até mesmo porque é vasto e polêmico. A intenção é a de trazer à reflexão algo que tem preocupado não só os pais, mas os educadores e especialistas sobre o assunto: a falta de limites na educação das crianças. Numa época em que a delinqüência infanto-juvenil é cada vez maior e os valores são cada vez mais relativos, impor limites é algo necessário e urgente. Antes que os pequenos pimpolhos se transformem em pequenos tiranos, e se perpetuem no poder.

::Por Marcelo Ferreira
Jornalista
marcelo.ferreira@Lagoinha.com

20 dicas para quem deseja ser um Pai Ideal!

domingo, 6 de abril de 2008

Pr. Josué Gonçalves

1. Declare seu amor ao filho.

2. Desenvolva a auto-estima do seu filho.

3. Seja amigo pessoal do seu filho.

4. Ouça com o coração o coração do seu filho.

5. Peça perdão sempre que errar com o filho.

6. Conte sua história ao filho.

7. Não abra mão da disciplina sempre que for necessário.

8. Não anule o efeito da disciplina.

9. Cumpra suas promessas.

10. Respeite as emoções do filho.

11. De carinho, porém imponha limites.

12. Supervisione seu filho quanto à internet.

13. Conheça os amigos dos seus filhos.

14. Ensine-os a amar a igreja, sendo um cristão exemplar.

15. Treine seu filho para ser um vencedor.

16. Não super proteja.

17. Procure praticar o que você ensina.

18. Cuidado com o seu nível de estresse.

19. Seja ame e seja fiel a mãe dele.

20. Não repita os erros dos seus pais.

--------------------------------------

WWW.familiaegraca.com.br

Conheça os livros do pastor Josué Gonçalves