A ESPERANÇA DE UM ENSINO VIRTUOSO!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008


As crianças são ensinadas desde pequena a copiar. Elas vivem copiando.
O professor mandou. Ele é uma autoridade em sala de aula. Portanto, deve ser
obedecido. E aí te pergunto? Desenvolveu-se crianças criativas, inteligentes, capazesde elaborar o seu próprio conhecimento? Evidentemente que não. Criou-se
meros reprodutores de pensamentos, e repetitivos de antecessores para sucessores.

Esses tempos atrás o Mato Grosso do Sul foi avaliado, principalmente as
crianças, e foram reprovadas segundo o conceito daquele Instituto, IDEB. Mas,
pergunto aos criadores do instituto e daquele instrumento de avaliação, eles foram
ensinados da mesma forma que os atuais discentes são ensinados.Ditos pelos seus mestres: "Copie, copie, copie," eles se tornaram um eterno e repetitivo copista de tudo. São verdadeiros escribas, com letras bonitas, boa caligrafia, porém, sem criatividade e sem pureza de pensamentos. Faça que estou mandando copie o texto completo de Monteiro Lobato, copie Machado de Assis, copie Castro Alves, copie Euclides da Cunha.

O próprio sistema de ensino está causando inúmeros defeitos nas crianças de hoje, não somente de MS, e também nos futuros homens e mulheres do Brasil. Um amigo meu, perguntou-me se eu copiava os textos, os quais escrevo para a Internet, ele dizia ser "bonito", "caprichado" eu respondi pacificamente: o Senhor que me capacita para escrever, os textos e as mensagens. A cada dia, Ele, o Senhor me concede as sementes, cabe a mim plantá-las e semeá-las.

Antes, devo confessar que quando adolescente usava muito a cópia. Lembro-me quando pregava nos cultos de jovens de minha igreja. Então, tendo um pouco conhecimento de Inglês, eu traduzia os textos escritos por Billy Graham na Revista Decision. E retransmitia ipis leteris para os jovens, tendo o cuidado de indicar a fonte, sem porém consultar o Dr. Billy Graham, se podia usar ou não, ele nunca soube que usava os seus textos para pregação aos jovens de minha cidade.

Porém, os tempos mudaram. Era preciso pregar uma mensagem do meu estilo, daquilo que o Senhor Deus colocava e coloca no meu coração, sem copiar este ou aquele pregador. Então, os tempos cresceram, deixe de ser adolescente, agora, deveria escrever com estilo próprio e ser honesto comigo mesmo e com os internautas. Quando eu quiser enviar uma mensagem de terceiro, com certeza, vou valorizar aquele que a escreveu dizendo: "Repassando". Porque existe também mensagens edificantes de outros servos e servas de Deus que merece ser compartilhadas.

Portanto, meu amigo, é meu desejo despertar o dom que há em ti. Utilize-o de coração e pensamento. Coloque diante de Deus e a serviço de seu Reino. Chega de repetir o que outro produziu, porém deve ser lido com olhares abertos ao outro. Quando você apenas repete o que outro fez, se torna apenas um repetidor. Porém, é ora de você ter o seu magnetismo, seu caráter, sua personalide, principalmente no papel que você pode desenvolver perante a sociedade. E que nós tenhamos pensamentos firmados na Palavra de Deus, e desenvolvidos para a glória de seu Reino aqui na Terra.


UM GRANDE ABRAÇO.
NO AMOR DE CRISTO.

Élcio Cunha

0 Comments: