Ensinando Firmeza aos Filhos Mesmo Quando Sozinhos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008


Pais Ensinando Firmeza-mesmo-quando-sozinho

Helio Menezes

# Pais: ENSINEM Pv 1:10 à criança. Diariamente.
Por suas palavras + exemplos, e fazendo-o “exercitar-se”.
Pv 1:10 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não
aceites (“recusa, lutando, mesmo, com todas as tuas forças”!)
Se superprotegido, seu filho tornar-se-á adolescente despreparado, e fará 1
ou mais dos 3 erros seguintes:
1) Isolar-se (para auto-proteger-se, ou por não saber como lidar com o
mundo, ou ...). Jo 17:14b,15 ... não são do mundo, assim como eu não sou do
mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal;

2) Sentir-se inferior (roubado, invejoso dos pecadores, acorvadado...).
Sl 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos
ímpios; (17) até que entrei no santuário de Deus; então entendí eu o fim
deles (se tiver tempo, leia 2-5, 7b, 12-13, 16-20);

3) Ser condenativo (presunçoso e auto-justificante; insensível como o
fariseu orando à vista do publicano; cruel como o credor incompasivo;
vingativo). Mt 5:44-47 Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei
os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos
maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos
céus; porque faz que o seu Sol se levante sobre maus e bons, e a chuva
desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que
galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes
unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos
também assim?

# Pais: Ensinem a criança a ser madura + firme + amorosa. (amorosa Þ sem frieza envolver-se na vida dos outros, mas para influenciar
para Cristo! Não para ser mal-influenciado!). Cl 1:28-29 A quem anunciamos,
admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria;
para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto
também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia , que opera em mim
poderosamente.

# A chave para firmeza-mesmo-quando-sozinho é você identificar-se
VERBALMENTE com Cristo.
Faça-o:
O Logo após conversão. Ante todos que puder, especialmente os íntimos
e amigos, os que conheceram seus pecados; e
O Cada vez que tiver sua primeira oportunidade com novo conhecido; e
O Cada vez que for tentado a “amarelar” e transigir na sua dedicação a
Cristo.

Mt 10:32-33 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o
confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar
diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
(= Lc 9:26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar,
dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do
Pai e dos Santos anjos); Rm 1:16. Porque não me envergonho do
evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego.

# Pais, ensinem (palavras + exemplos + fazer exercitar) seu filho a
relacionar-se com coleguinhas.

O Encorajem-no a convidá-Los para sua Casa.
O Observem tudo continuamente, e ajam sabiamente:
§ Seu filho foi injusto Þ Amorosamente ensine-o.
§ Filho do vizinho pragueja Þ Ensine seu filho a não
imitá-lo/admirá-lo; mas não segregá-lo.
§ Filho do vizinho tem problemas emocionais Þ Ame-o e ajude-o.
§ Filho do vizinho fere seu filho Þ Ensine seu filho a perdoar e
orar por ele.

1. PARA SER FIRME, MESMO QUANDO SOZINHO:
1.1 Enxergue: O caminho de Deus é muito superior, melhor!!!
Sl 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos
ímpios; (17) até que entrei no santuário de Deus; então entendí eu o fim
deles.
Mt 5:11-12 Bem-aventurado sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e,
mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e
alegrai-vos, porque é Grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós;
Lc 6:22-23 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos
separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso Nome como mau, por causa
do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o
vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

1.2 Compreenda que você estará co-operando com Deus(!) quando você:
* É o sal da terra - Mt 5:13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se
lançar fora, e ser pisado pelos homens;
* E é a luz do mundo - Mt 5:14,16 Vós sois a luz do mundo; não se
pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e
se coloca debaixo do alqueira, mas no velador, e dá luz a todos que estão na
casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as
vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

(Mas entenda você será odiado por alguns - Jo 3:19b-21a E a condenação é
esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a
luz (!), porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal
odeia a luz (!), e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam
reprovadas. Jo 15:18-20 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a
vós, me odiou a mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu,
mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhí do mundo, por isso é que
o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior
do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós;
se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.).

1.3 Reconheça que perseguição por ser crente significa que Deus usa sua vida
para o propósito e glória dEle.
1Pe 4:12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos
tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; (14) Se pelo nome de Cristo
sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito
da glória e de Deus; quanto a eles, é Ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós
é glorificado. (16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes
glorifique a Deus nesta parte).

1.4. Sinta que você tem uma comissão a cumprir, acima de tudo o mais:
Mt 28.19-20 Portanto, ide, fazei díscipulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar
todas as coisas que eu vos tenho mandado...

2. IMPEDIMENTOS AO FIRMAR-SE QUANDO SOZINHO:
2.1 Medo do que os outros pensarão
Pv 29:25 O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será
posto em alto retiro.

Dois problemas são:
* Ter culpa (e temer que outros o saibam e divulgem);
* Anelar ter prestígio e aceitação.

Lc 6:26 Ai de vós quando todos os homens disserem bem de vós, porque
assim faziam seus pais aos falsos profetas. vs Gl 1:10 Porque, persuado eu
agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda
agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Uma solução chave: aprender a ver as causas reais e espirituais das ações e
atitudes das pessoas, orar por elas (!) anelar alcançá-las (!). Exemplos de
Jesus com Nicodemus, com a Samaritana, com Zaqueu, com o rico desmascarado,
com Natanael... Exemplo de Paulo com Félix (At 24) e com o rei Agripa (At
26)...

2.2 Secretamente invejar o ímpio.
? Aperceba-se das consequências do pecado.
Sl 73:3 Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos
ímpios (!); (17) até (!) que entrei no santuário de Deus; então entendí eu
o fim deles (18) Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os
lanças em destruição. (19) Como caem na desolação, quase num momento! Ficam
totalmente consumidos de terrores. (20) Como um sonho, quando se acorda,
assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.

? Contemple as vantagens eternas em Deus
Hb 11:24-29 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da
filha de Faraó (!), (25) escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus
(!), do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; (26) tendo por
maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque
tinha em vista a recompensa. (27) Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira
do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. (28) Pela fé celebrou a
páscoa e a aspersão de sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes
não tocasse. (29) Pela fé passaram o Mar Vermelho, como em tera seca; o que
intentando os egípcios, se afogaram.

2.3 Medo de perder amigos.
Mas aqueles que são realmente seus amigos vão respeitar-lhe e alegrar-se com
sua vida mudada! Exemplos:... . Quem rejeitar a “você & Cristo”, quer usar
você, para o mal! Exemplos...

3. EXEMPLO DE IDENTIFICAÇÃO VERBAL COM CRISTO:
Motorista, antigo, descrente, convida motorista-reserva, novo, crente, para
entrar num bar-da-pesada. O crente, amistosa e tranquilamente, entendendo
que o que o descrente queria era companhia e aprovação: “José, seria OK para
você se eu esperasse no caminhão, não seria?...” ... “Bem, já que você quer
saber porque, ano passado Jesus me salvou e eu lhe dediquei minha vida,
anelo agradá-lo ao máximo... Mas eu não vou condenar nem impedir a você, vou
lhe esperar aqui, OK?...” “Sim, com todo prazer, posso explicar-lhe o que
Cristo fez por mim...”

1Pd 3:15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre
preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a
razão da esperança que há em vós.

4. CHAVE PARA AMIZADES REAIS, BEM-AVENTURADAS, BENÉFICAS:
Para ter amigos certos, você tem que dispor-se a ter certos inimigos!!!
Imite a Cristo: seus amigos foram os que viram-se necessitados e aceitaram a
Palavra; os outros (Herodes, os fariseus, Pilatos...) foram seus inimigos.

Lc 6:22-23 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos
separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa
do Filho do homem.

5. COMO SE IDENTIFICAR VERBALMENTE COM CRISTO:
5.1 Refira sua salvação-dedicação, ou sua re-dedicação, a um ponto no tempo.
* Exemplo: ... (calmo, sem pressionar nem acovardar-se): “Muito
obrigado, mesmo, mas eu não bebo. Mas ficaria muito satisfeito com aquele
refrigerante.”... “Ha, ha, ha! Não, não sou melhor que ninguém.”... “Já que
perguntou, ano passado re-dediquei minha vida a Cristo, quero agradá-lo ao
máximo”.
* Exemplo: “Você é um rapaz simpático e eu aprecio seu interesse e
agradeço seu convite, mas não posso aceitá-lo...” “Bem, sinceramente, não
lhe conheço bem e, ainda mais importante que isto, ano passado Cristo me
salvou e eu alegremente dedico minha vida a ele, fiz meu objetivo só sair
com rapazes crentes e totalmente dedicados a Cristo...”. “Olhe, realmente eu
decidi só sair com rapazes crentes, que eu já conheça muito bem, e
totalmente dedicados ao meu Senhor. Mas alguns amigos e amigas estarão
compartilhando sobre o Cristo da Bíblia, ficaríamos felizes se você se
juntasse a nós, quer vir conosco?”.
* Pedir outros exemplos, dos presentes.

5.2 Projete a atitude que você não é seu próprio patrão.

5.3 Não se envergonhe/desculpe pelo que você sabe que é uma maneira melhor
de viver!!!

5.4 Fale e aja naturalmente, como se estivesse entre crentes. Comunique que
o que faz não é só obrigação, é sua escolha, prazeirosa!

5.5 Não deixe suas convicções condenarem/ obstacularem o descrente.
Jo 16:8 E, quando ele vier, [ele, o Espírito Santo] convencerá o mundo do
pecado, da justiça, e do juízo (9) Do pecado, porque não crêm em mim; (10)
da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; (11) E do juízo,
porque já o príncipe deste mundo está julgado.

5.6 Quando pressionado, calmo mas muito firmemente, comunique que os outros
têm tanto direito de fazer da vida o que querem, quanto você.

5.7 Use o nome de Jesus Cristo, compartilhe o que Ele está fazendo por você.
Is 9:6 [Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado
está sobre os eus ombros], e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro
Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

5.8 Compreenda que a chave para ter bons amigos é dispor-se a ter inimigos.
Jo 17:14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo
assim como eu não sou do mundo.]

5.9 Compreenda que é DEUS quem lhe dá aqueles que aceitam “Você & Cristo”.
Agradeça e pergunte-se: “Que queres fazer na vida dele? Como posso cooperar?
Que queres faze na minha vida?”.

5.10 Compreenda que aqueles que rejeitarem a “você & Cristo” rejeitam é a
Cristo.

5.11 Compreenda que aqueles que tentam mudá-lo estão (subconscientemente?)
testando a genuinidade da sua dedicação a Cristo. Exemplo de Adrian Werheim.

5.12. Quando receber hostilidade/ amargura, reaja sábia, não belicosamente.
2Tm 2:24,25 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso
para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que
resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem
a verdade
Pv 9:7,8 O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que
censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que
não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. (E 15:1 A resposta branda
desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. E 23:9 Não fales ao ouvido
do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.).

Extraido do link:
Escola de Pais

0 Comments: